Yoast SEO – Um plugin indispensável ao seu site

Início » Blog – Optimizando o WordPress » Yoast SEO – Um plugin indispensável ao seu site

Yoast SEO – Um plugin indispensável ao seu siteQuem tem um site WordPress já ouviu com toda a certeza falar de um dos melhores plugins de sempre para SEO – o Yoast SEO.

Além de ser um dos mais completos plugins, é também considerado um dos melhores, devido à sua constante adaptabilidade ao mercado e às políticas do Google.

Aqui vamos explicar-lhe um pouco melhor o seu funcionamento, quais as suas vantagens e tudo o que necessita saber sobre este plugin.

O que é o Yoast SEO e como funciona

De forma simples, este plugin tem como principal intuito ajudá-lo a melhorar e otimizar o SEO de todas as publicações que faz no seu site ou blog, permitindo obter o melhor partido da otimização necessária para que os mesmos obtenham os melhores rankings nos motores de busca.

O plugin, permite que cada página do seu site seja devidamente otimizada para SEO, evitando erros que muitos empresários não sabiam sequer que estavam a cometer. A sua utilização veio mudar e muito, a forma como as empresas vêm o SEO e é importante salientar que este plugin é construído com base em boas práticas (de otimização para motores de busca) e não em regras.

De forma prática, o Yoast SEO vai analisar e simular diversas questões On Page, que podem influenciar (de forma positiva ou negativa) os resultados nos motores de busca, apresentando depois algumas sugestões do que pode  (e deve) melhorar.

Quando publica um texto, vai poder indicar qual é a palavra chave relevante no conteúdo. Depois da análise por parte do plugin ser realizada, vão aparecer diversos pontos (uns a verde, laranja ou vermelho) com indicações de melhoria.

Quando os pontos estão verdades, é sinal que essas questões se encontram de acordo com as boas práticas de SEO solicitadas pelos motores de busca.

No caso das laranja, é sinal que embora não esteja mau poderá melhorar aqueles pontos (é normalmente o caso do tamanho do URL ou mesmo do titulo da página).

Já os vermelhos são aqueles que deve mesmo melhorar, de forma a tornar o seu conteúdo mais forte e mais “apetecível” aos olhos dos motores de busca.

SEO e Readability – As duas principais funcionalidades do plugin

É importante ter em conta que atualmente existem duas funcionalidades de análise distintas a nível do Yoast SEO, sendo as mesmas a própria análise de SEO e a análise da leitura. Saiba como funcionam ambas.

1 – SEO

Na parte de SEO vai poder perceber como é que está o SEO On Page da sua página. De forma prática se tiver demasiados erros o plugin vai deixar todo o artigo com um ícone laranja ou vermelho. Isso quer dizer que o artigo ou página não está a seguir as boas práticas que o Google tanto valoriza.

No entanto, se o ícone apresentado for verde (mesmo que alguns pontos de análise se encontrem a vermelho), quer dizer que as boas práticas estão a ser seguidas e que pode publicar o mesmo.

2 – Readability

Esta função é relativamente recente e deve merecer a sua atenção q.b.. A verdade é que a mesma analisa a forma como um consumidor está a ler o artigo, indicando se está a fazer parágrafos muito grandes, se as frases são longas demais ou se o desenvolvimento dos subtítulos está demasiado extenso.

Embora sejam apenas “detalhes” a verdade é que os mesmos podem arruinar completamente todo o trabalho que teve a nível se SEO.

Assim sendo, é importante que tente fazer frases curtas (não mais que 20 palavras), parágrafos curtos e ter no máximo 300 palavras em cada subtítulo.

Se o fizer desta forma, pode estar descansado que tudo irá correr bem.

Quais as principais vantagens deste plugin

Ter o Yoast SEO instalado, permite-lhe tirar o melhor partido possível da sua estratégia de marketing de conteúdos.

Assim sendo, de forma simples e rápida, conheça as principais:

  • Simples e prático de implementar;
  • Utilização intuitiva;
  • Permite-lhe analisar o conteúdo de determinada página;
  • Ajuda-o na otimização técnica de SEO;
  • Permite-lhe editar o URL e a meta descrição da página;
  • Controle avançado da funcionalidade de Sitemaps;
  • Permite a otimização RSS;
  • Possibilidade de integração com diversas redes sociais;
  • Funcionalidade de importar e exportar informações;
  • Disponível numa grande variedade de idiomas;

Como vê, são imensas as vantagens de optar pela utilização deste que é o plugin de SEO mais utilizado por empresários de todo o mundo.

Agora que já sabe como é que funciona e quais as suas principais vantagens, verifique se o tem instalado e corretamente configurado. No caso de não ter, opte por fazer a migração de forma aumentar todo o potencial dos conteúdos do seu site.