Como escolher um domínio para o seu site

Início » Blog – Optimizando o WordPress » Como escolher um domínio para o seu site

Hoje em dia criar um site é algo acessível a todas as pessoas, contudo, para o fazer de forma a impulsionar o seu negócio, convém começar por saber como escolher um domínio para cada projeto.

Saber como escolher um domínio é algo que deve fazer de forma cuidada e criteriosa, pois apesar de os motores de busca pesarem cada vez mais o conteúdo dos sites, na classificação das SERPS (search engine results page), ele pode ajudar a estabelecer uma relação semântica com o conteúdo do site.

Esteja certo(a) de que a escolha que fizer agora irá fazer toda a diferença no futuro do seu site/negócio.

O que é um bom domínio?

Um bom domínio deve poder ser relacionado facilmente com o conteúdo do site, mas também deve ser fácil de usar (Curto e Memorizável).

Tamanho do domínio – O tamanho é uma questão importante quando se trata de escolher um bom domínio, já que o mesmo deve ser fácil de usar (user friendy). Ou seja, o domínio deve ser curto e memorizável, e até se possível, ser escrito com teclas próximas ou de fácil acesso no teclado. Nunca utilize hífenes (underscores)!

Dominio Memorizável – Primeiro que tudo deve evitar erros de digitação e depois deve procurar um que seja de fácil memorização para o seu público alvo.

Mas não é só isto que deve ter em conta na escolha do seu dominio…

Extensão do domínio (TLD / Geografia)

O que é um TLD?

O TLD é a extensão do domínio. Basicamente é o que fica no final do mesmo. Por exemplo: www.exemplo.comexemplo é o nome do domínio e o .com é a extensão/TLD.

Existem diversas variantes de TLD’s, para este artigo, abordaremos apenas os dois principais:

Os originais (Original top-level domains), os códigos de país (Country code top-level domains) e os genéricos (https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Internet_top-level_domains#Proposed_internationalized_ccTLDs).

Elas são importantes porque existem diversas extensões, e também porque escolher a mais indicada para si pode transformar totalmente o seu negócio.

A importância geográfica dos TLD’s

TLD’s originais:

Se o seu site se dirigir a utilizadores de vários países é preferível escolher uma extensão internacional (.com), embora seja cada vez mais complicado encontrar domínios disponíveis com ela. Há ainda a possibilidade de escolher um (.net) e o (.org).

O (.net) pode ainda ser uma opção. Já o (.org) está, como indica, está mais recomendado para organizações.

TLD’s de Países:

Se o target forem utilizadores de um país em específico, é preferível optar por um domínio de extensão nacional (.pt ou .com.pt) isto para o caso de Portugal).

Se estiver a pensar a trabalhar um mercado estrangeiro, nesse caso deve optar por uma extensão relacionada com o país. Por exemplo:  (.fr) para França, (.es) para Espanha, e assim sucessivamente.

TLD europeu:

Este TLD foi criado recentemente e está restrito aos Estados membros da União Europeia. Se o seu target se encontrar em diversos países europeus, tem ainda a opção de escolher domínios com a extensão (.eu).

Relacione o domínio com a área de atuação

Segmentação e semântica:

A segmentação é essencial para empresas que se estão a lançar e não dispõem de grandes orçamentos para comunicação. Isto pode ser atingido mais facilmente em conjunto com o nome do domínio e o TLD.

Se o domínio estiver relacionado com o produto ou serviço que presta, será mais simples os seus potenciais clientes encontraremo seu site.

Por exemplo imagine um negocio de um alfarrabista em Lisboa:

Um bom domínio poderia ser alfarrabistalisboa, ou talvez livrosusadoslisboa, com a extensão (.pt) ou (.com.pt) ou ainda (.com).

Como escolher um domínio?

Criatividade, simplicidade e originalidade na construção do domínio

Um dos maiores erros dos empresários, passa por quererem copiar domínios que já têm uma elevada notoriedade no mercado. Faça uma escolha criativa, simples e original!

Nunca tente “colar-se” a um destes domínios (a menos que saiba bem o que está a fazer). Se o fizer, saiba que isso é um erro que a curto prazo poderá ser bastante prejudicial para o seu negócio.

Agora que já conhece estas dicas para escolher um domínio para o seu site, faça uma escolha acertada de forma a poder impulsionar ainda mais a sua marca e consequentemente as suas vendas. Aposte sempre em algo simples, criativo e original, pois desta forma terá mais possibilidades de ser bem-sucedido(a).
[message type=”simple” bg_color=”#EEEEEE” color=”#333333″]

Precisa de apoio para escolher o melhor domínio?

Se precisar de ajuda para saber como escolher um domínio mais adequado para o seu projeto, veja o nosso serviço de consultoria SEO.

[/message]